Atualmente, há 31 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns deles formaram federações, novidade da eleição de 2022, e que valem para eleição de 2024: PT, PCdoB e PV; PSDB e Cidadania; e PSol e Rede.
A quantidade de legendas partidárias, além de dificultar para os eleitores, contribui para a diluição do poder nos parlamentos, especialmente no Congresso Nacional. Hoje, existe a cláusula de desempenho que barra legendas que não conseguem atingir parâmetros estabelecidos pela legislação eleitoral no pleito, uma vez que ficam sem dinheiro do Fundo Partidário e sem espaço no rádio e na TV para divulgação da sigla. A medida estimulou a incorporação ou fusão de siglas após o pleito de 2022.
Na contramão do mecanismo para reduzir o número de legendas, há mais 16 agremiações (veja ao lado) em formação no site do TSE, ou seja, que aguardam pela análise do registro. Entre elas, Ordem, Defensores, Consciência, Artigo Um, Partido da Segurança Privada (PSN) e Partido da Educação. Se a maioria conseguir o aval do TSE, novos partidos devem aparecer nas próxima eleições…
Cenário político
Legendas registradas: 31
Legendas com pedidos de registros: 16
Siglas em formação
Consciência
Defensores
Educa Brasil
Juventude
Ordem
Artigo Um
Partido Brasil Novo (PBN )
Partido da Educação (Educ)
Partido da Segurança Privada (PSP)
Partido Nacional (PN)
Partido União Democrática Nacional (UDN)
Reação Nacional Conservadora Brasileira (RNCB)
Renova Brasil (RBR)
União da Democracia Nacional (UDN)
União da Sociedade Brasileira (USB)
União pelo Brasil (UPB)